Postagens populares

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Divagando sobre o espaço-tempo - 2

(continuação de 1- O Espaço-Tempo que vemos)

2- A Origem do Espaço-tempo.

Podemos resumir o que sabemos sobre o Big-Bang e sua evolução da seguinte forma:
Resultado de imagem para campos de higgs
Campos de Higgs, uma flutuação, uma ínfima esfera ligeiramente imperfeita com altíssima temperatura e densidade, cria-se uma singularidade. Ela se expande inflacionariamente. É o Big Bang, a origem do nosso Universo que ainda se expande. Em termos práticos sabemos existir nele: 
1- Matéria normal, que representa cerca de 4% de toda a matéria do Universo e se pode transformar em Energia normal, através da fórmula de Albert Einstein E=mc2;
2- Matéria Escura e energia escuras que a principio não se sabe de sua constituição, mas cujos efeitos se podem sentir e ainda que precariamente avaliar;
3- Espaço-tempo onde as matérias e as energias se encontram como que "flutuando" e se movem em função da atração gravitacional, mas que não se sabe de que é feito, nem o espaço nem o tempo. 

A matéria normal, ou visível, cujo Bóson de Higgs parece ser a última fronteira inferior da sua constituição, forma Galáxias com estrelas, planetas, buracos negros, etc. Grandes massas de matéria normal provocam o desvio de raios de luz.  
A matéria escura mantém coesa a matéria normal, o que se nota nos braços das galáxias espirais que giram a velocidades que, contrariamente, as fariam disparar pelo espaço-tempo. Desvia a luz de sua trajetória, causa efeitos gravitacionais.

A energia escura é responsável pela expansão do universo.




Onde estão essa matéria escura e essa energia escura? E qual a constituição da matéria escura a nível atômico, se é que se constitui de átomos tais como os de Bhor? Como interagem as matérias e as energias do universo?

Há muitas tentações que parecem óbvias e coerentes. Quando se iniciaram os descobrimentos marítimos, dizem, muitas embarcações foram empurradas por correntes marítimas. As correntes do pensamento são parecidas. Seguirei uma: Matéria e energia escuras fazem parte integral e indissociável do Espaço-tempo, são o próprio espaço-tempo. (Este conceito fez parte da matéria enviada para a Science, que foi rejeitada)

E como seria isso?
Não se sabe o que existia antes do instante zero do Big-bang, nem no próprio instante zero. O que se sabe é que existiam os campos de Higgs no "falso vácuo". A primeira pergunta que ocorre é: O falso vácuo do qual se originou o "nosso" universo, tinha espaço? Parece evidente que sim. Poderia conter matéria e energia escura ou apenas matéria escura? A matéria escura pode "emitir" partículas de matéria normal, como por exemplo Bósons de Higgs?
Resultado de imagem para gel
O espaço-tempo pode ser uma espécie de "cristal" maleável absolutamente transparente e permeável, assim como um "gel", que pode ser esticado, comprimido, torcido, constituído de matéria e energia escuras... Veremos como.

Continua no próximo capitulo.  
® Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário